9 de dez. de 2007

Dicas - Para evitar problemas com hospedagem de sites


1) Suporte

Nunca contrate uma empresa de hospedagem de sites sem testar o suporte antes. Procure saber os horários de funcionamento, entre no Chat e envie um email ao suporte. Enviar emails para o departamento de vendas não funciona. Muitas empresas tem ótimos tempos de resposta no departamento de vendas e péssimos tempos no departamento de suporte. Afinal, eles pensam que não fazem dinheiro dando suporte mas sim vendendo o plano à você.

2) Propaganda enganosa

Se está parecendo que é muito bom para ser verdade, provavelmente você está certo. Todas as empresas de hospedagem de sites tem a mesma limitação no que se refere à recursos de servidor. Não há mágica nisso. Se o preço está incrivelmente bom e ninguém conhece a empresa NÃO ASSINE COM ELES. Use o Google para pesquisar o nome da empresa na internet. Não o domínio, mas sim o nome (como Hostgator) e veja o que aparece.

Se não aparecer muita coisa não assine com eles. Você deve assinar com uma empresa que seja confiável. Você não vai querer assinar um plano hoje e mês perceber que seu site está fora do ar e quando você tentar entrar em contato, ningúem vai responder o Chat, os emails ou atender telefonemas. E você ainda acaba perdendo o domínio se foi registrado com eles. Então a lição aqui é: antes de escolher um bom plano de hospedagem de sites escolha uma boa empresa.

3) Pagamento Anual

Tome cuidado quando for pagar por mais de 3 meses. Muitas empresas forçam o usuário a pagar por 6 meses ou um ano. Faça isso apenas se você já conhecer o serviço da empresa. Nossos planos compartilhados têm vantagens se pagos no longo prazo. Porque fazemos isso? Fazemos isso porque também precisamos ser competitivos.

Todas as empresas de hospedagem de sites oferecem planos mais baratos se pagos em períodos maiores. A HostGator também faz isso para poder oferecer preços menores e evitar o desconforto de fazer alguns usuários que pagam via boleto bancário ir ao banco todos os meses. Outro motivo é evitar a taxa do boleto. A cada boleto gerado uma parte do custo (R$2,00) é repassado ao cliente. Caso o pagamento tenha um um ciclo maior esse custo é aplicado uma única vez a cada ciclo.

Mas, e se por acaso eu pagar por 1 ano e decidir cancelar em 6 meses?

Resposta: Sem problemas. A HostGator faz o cálculo e devolve o valor que não foi utilizado. Você pode confiar.

4) Domínios Gratuitos

Não assine planos que incluam o registro de um domínio grátis, e nunca compre um domínio de uma empresa de hospedagem de sites a não ser que você esteja certo de que eles registrarão o domínio no seu nome. Se seus dados não estiverem na informação de Whois eles podem forçá-lo à ficar com eles retendo seu domínio, já que foi registrado no nome deles. Quando você registra um domínio com a Hostgator, eles sempre colocam em seu nome e no caso de domínios nacionais o pagamento é feito diretamente a Fapesp, sendo mais uma segurança para você.

5) Outros testes para checar a legalidade de uma empresa

Faça um whois no nome de domínio das empresas candidatas à hospedarem seu site. Procure a data do registro daquele domínio. Caso tenha sido registrado a menos de um ano: suspeite. Existe um certo risco em ligar-se a essa empresa. Pode ser que sejam uma ótima empresa mas se considerarmos o fato de que mais de 95% das novas empresas fecham em um ano essa não seria uma boa opção de empresa para se vincular.

É muito fácil se tornar uma empresa de hospedagem de sites. Tudo o que você precisa é um site atraente (pode-se conseguir um template gratuitamente) e um plano de revenda de hospedagem de sites.

A hospedagem pode ser de boa qualidade mas se o suporte não for bom, ou não existir, não serve. A HostGator trabalha com revendas de hospedagem de sites e estão cansados de ver revendedores não pagarem suas contas de hospedagem e depois ter que (depois de muitos emails e um telefonema) terminar suas contas e todas as contas de seus clientes junto. Isso tudo por irresponsabilidade do revendedor que se apresenta como uma sólida e grande empresa de hospedagem de sites.

Certifique-se de que a empresa realmente existe.

Verifique se a empresa de hospedagem de sites realmente existe e é registrada. Peça o CNPJ e pesquise no site da Receita Federal. Se não existir ou parecer suspeito pule fora!

6) Opiniões de consumidores

Não acredite em listas e diretórios de hospedagem de sites. Eles não se importam com quem eles recomendam desde que sejam pagos para isso. A maioria das listas é paga. A melhor maneira de encontrar uma opinião verdadeira sobre determinada empresa é buscando em um mecanismo de busca como o Google.

Pesquise usando o nome da empresa e não o domínio. Se eles estiverem no mercado a algum tempo você vai encontrar bastante coisas sobre eles. Outro bom lugar é procurar no fórum da própria empresa mas não acredite sempre no que você vê. Algumas empresa simplesmente apagam posts que reportam problemas ou pontos negativos da empresa.

Visite o fórum da HostGator e confira como eles dão total liberdade de opinião aos seus clientes.

7) Uptime

Se uma empresa afirma que tem uptime de 100% eles estão mentindo. Todo servidor precisa ser reiniciado de vez em quando para atualizações de segurança e updates de software. Se eles nunca reiniciam um servidor significa que o servidor está desprotegido e que vai ser hackeado eventualmente.

Quando uma empresa garante um determinado uptime não entenda como verdade absoluta. Um host tem tantos uptimes diferentes quanto tem servidores diferentes. Tudo depende do servidor onde seu site se encontra.

Existem servidores com uptime de 98% e servidores com uptime de 100% para aquele mês. A Hostgator garante uptime de 99.9% por mês, o que dá ainda cerca de 40 minutos mensais de “downtime” para resolver problemas caso surjam ou para manutenção preventiva. Normalmente a HostGator consegue manter o uptime acima disso entretanto problemas podem ocorrer como um site mal comportado ou um DOS e o uptime pode cair um pouco para aquele mês. Entretanto esteja seguro que a HostGator estará fazendo o possível, 24 horas por dia, para manter o servidor à todo vapor, afinal esse é produto e o negócio deles!!!




1 \ 2 \

Principal

Envie este post para um amigo.

Nenhum comentário: