2 de jun. de 2008

Dicas úteis para PC e Internet - Informática - Uso do correio eletrônico

Uso do correio eletrônico

1. Não use letras maiúsculas em seu e-mail - isso significa que você está gritando. Quando precisar dar ênfase a algum item, use *asteriscos*.

2. Descreva o conteúdo da mensagem no campo subject de forma clara e objetiva. Como esta é a primeira coisa que o destinatário lê quando abre a caixa de mensagens, quanto mais claro o assunto, maior a chance do e-mail ser aberto. Da mesma forma, vá direto ao assunto no seu texto.

3. Ao escrever um e-mail, você não será avaliado pela cor de sua pele, de seus olhos ou de seu cabelo; ou por sua idade, peso ou roupa que está usando. Será analisado pela qualidade do texto que escreveu. Assim, certifique-se que não há erros de redação ou concordância, revisando o e-mail mais de uma vez.

4. Quando estiver enviando um e-mail, use uma linha de assinatura que inclua informações relevantes sobre como o destinatário pode entrar em contato com você. Tanto o uso de cabeçalhos como de rodapés é facilitado na maioria dos programas de correio eletrônico.

5. Verifique a validade de qualquer mensagem que você receba pedindo para fazer alguma coisa questionável. Correspondentes desconhecidos podem estar enviando mensagens suspeitas, com arquivos anexados que podem conter vírus; ou incluí-lo em listas de distribuição não solicitadas; etc.

6. Não assuma que o e-mail é privado. As mensagens de e-mail são facilmente copiadas e transferidas para outros meios de armazenamento. Seu(s) destinatário(s) pode(m) distribuir sua mensagem para qualquer outro usuário da Internet sem o seu conhecimento. Não há garantia absoluta de confidencialidade.

7. Verifique sua caixa de correio sempre que possível, de forma a não gastar recursos de seu computador sem necessidade. Delete as mensagens que não interessam. Mantenha em sua caixa de correio somente as mensagens importantes e aquelas estão aguardando resposta.

8. Uma das atividades no manuseio do correio eletrônico é o recebimento de mensagens (em geral humorísticas) que foram criadas pelo amigo do amigo do vizinho do vizinho. A lista de distribuição pode conter muitos endereços e a mensagem acaba consumindo recursos de seu computador. Evite repassar esse tipo de e-mail.

9. Ao responder a um e-mail, evite usar a função que anexa o e-mail recebido à sua resposta. Esta prática acaba consumindo área em disco desnecessariamente, além de tornar a transmissão mais lenta.

10. Para ter um pouco mais de privacidade, cadastre-se também em um site de e-mails gratuitos. Assim, quando precisar fornecer seu endereço eletrônico em algum site de seu interesse, mas não quiser receber respostas, você poderá usar o e-mail gratuito.



Principal/Home

Comente e marque sua presença neste Site. Obrigado pela visita.

Envie este post para um amigo.

Nenhum comentário: