4 de jun. de 2008

Pavilhão de São Cristóvão - Rio de Janeiro [Brasil] - Conheça + um pouco do lugar onde eu vivo.


O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Paraíbas, é um pavilhão no qual a cultura nordestina é manifestada nas suas mais diversas formas, destacando-se a música e a culinária.

Na música, destaca-se o forró, com apresentação de diversos grupos distribuídos em dois grandes palcos, nos quais, além dos artistas locais, periodicamentes se apresentam grandes nomes da música nordestina, bem como a apresentação de cantores, conhecidos como repentistas, que utilizam o talento de improvisar versos para atrair ouvintes que freqüentam o local e contribuem voluntariamente em troca de algumas canções e versos, na sua maioria improvisados de acordo com as circunstâncias. Entre muitos podemos destacar Tarinho Rodrigues, Miguel Bezerra, Zé Duda, entre outros.

A construção do Pavilhão de exposições que conhecemos hoje, aconteceu no final dos anos 50, sendo projetado para abrigar a Exposição Internacional da Indústria e do Comércio de 1958. Em seu interior realizavam-se importantes eventos do calendário carioca, como as comemorações do IV Centenário da Cidade, mostras comerciais e eventos culturais. Do lado de fora, caminhões paus-de-arara, vindos do Nordeste, transformaram o lugar em ponto de encontro, enquanto aguardavam nova carga para ser levada de volta a seus estados. Enquanto esperavam, criaram um pequeno comércio de comidas típicas e se divertiam com a música e a dança características da região natal. Nascia, assim, a Feira dos Nordestinos, popularmente conhecida como Feira de São Cristóvão.



O Pavilhão de São Cristóvão, marco da arquitetura moderna brasileira, que antes servia como depósito de carros alegóricos das Escolas de Samba, sofreu um incêndio ficando desativado por vários anos. Depois da reforma, e rebatizado como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, trouxe para seu interior a tradicional Feira, preservando a cultura nordestina na cidade. São cerca de 700 barracas fixas cobertas com lona azul, para evitar o calor, com água e gás natural encanados, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária típica, artesanato, trios e bandas, dança, cantores e poetas populares, que se apresentam nas três praças de eventos.



Os visitantes têm disponíveis 688 vagas de estacionamento e o sistema de segurança conta com monitores de circuito integrado e detectores de metais na entrada.

Visitar a Feira de São Cristóvão é programa que atrai cerca de 450 mil visitantes por mês, entre turistas e cariocas. Com entrada gratuita, o local oferece boa infra-estrutura, com pistas de dança, palcos para shows, 35 restaurantes de culinária nordestina e lojas de venda de artesanato, onde encontram-se artigos típicos como chapéu-de-couro, fumo-de-rolo, feijão macassa, fava, rapadura, carne de sol, entre outros. Por tudo isso, a Feira de São Cristóvão é considerada um reduto sagrado e o mais tradicional evento das tradições nordestinas das regiões Sul e Sudeste, com desafio de repentistas, literatura de cordel e, é claro, muito forró.



A Feira funciona de terça a quinta-feira, os restaurantes abrem para almoço. A partir de 10 horas de sexta-feira até 22 horas de domingo, todas as barracas funcionam ininterruptamente, animadas por trios e bandas de forró, que se apresentam nos dois palcos principais – João do Vale e Jackson do Pandeiro -, além de shows de repentistas e cordelistas na Praça Catolé do Rocha, no centro do Pavilhão.





Como chegar:
São diversas as linhas de ônibus que servem ao Pavilhão.

Pavilhão de São Cristóvão Partindo do Centro:
- 209 (Praça XV/Caju);
- 261 (Praça XV/Marechal Hermes);
- 277 (Praça XV /Rocha Miranda);
- 311 (Praça XV /Cavalcanti);
- 313 (Tiradentes/Penha);
- 274 (Tiradentes /Méier);
- 296 (Castelo/Irajá);
- 298 (Castelo/Acari);
- 312 (Praça Mauá/Ramos);
- 346 (Carioca /Vila Cosmos).

Partindo da Zona Sul:
- 472 (Leme /Triagem);
- 473 (Leme/São Januário);
- 474 (Jardim de Alá/Jacaré);
- 476 (Leblon/ Méier).




Partindo da Zona Norte:
- 624 (Praça da Bandeira/Mariápolis);
- 634 (Saens Peña/Freguesia).

De Carro:

Zona Sul: Túnel Rebouças, Praça da Bandeira, Radial Oeste, Quinta da Boa Vista, Campo de São Cristóvão.

Niterói: Linha Vermelha (Direção Centro), Entrada São Cristóvão.

O Centro de Tradições Nordestinas tem 12 banheiros públicos.O visitante paga R$ 1 e ganha uma pulseira que lhe dá passe livre para o toalete.

O estacionamento custa R$3,00.

Feira de São Cristovão na TVRIO



Site da Feira

Font: Wikipédia/RJNet/Riotur

Principal/Home

Comente e marque sua presença neste Site. Obrigado pela visita.

Envie este post para um amigo.

Nenhum comentário: