2 de jun. de 2008

Dicas úteis para PC e Internet - Informática - Contratando serviços de acesso à Internet.

Contratando serviços de acesso à Internet

Compare entre os vários provedores existentes no mercado qual oferece os melhores serviços de conexão e de suporte por um preço dentro de seu orçamento. Verifique também a existência de reclamações contra a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e não se esqueça de ler atentamente o contrato para se certificar sobre a veracidade do que foi oferecido.

"Antes de escolher os serviços e tecnologias disponíveis no mercado, considere, em primeiro lugar, os motivos que o levam a contratar um provedor de serviços de acesso à Internet.

Embora o acesso banda larga (telefonia / ADSL, TV a cabo / cable modem) ofereça maior velocidade na transmissão dos dados, implica maiores gastos (instalação, aluguel de modem, etc), sendo, portanto, mais indicado para quem precisa fazer muito download de arquivos (vídeos, programas de computadores, etc). Nas situações que envolvem uso mais restrito da Internet, como por exemplo, apenas para acesso de e-mail, ou ainda um orçamento doméstico mais apertado, considere a contratação de um pacote de um provedor de acesso discado (banda estreita).

Em qualquer caso, confira todas as informações sobre o serviço ofertado, especialmente, os valores cobrados (instalação, mensalidades) e velocidade e limite de transmissão de dados." (Procon-SP)

Analisando contrato de provedor a cabo:

# Há limitação / franquia de conexão (limite de Mb recebidos (downloads) + Mb enviados (uploads))?
# Quando a franquia de conexão é alcançada, há redução na velocidade de transmissão ou cobrança de cota adicional?
# É cobrada taxa de instalação?
# Qual o prazo do contrato? Há multa para rescisão fora do prazo contratual?
# Quais os custos adicionais (modems, placas, etc.)?
# Há limitação no uso do suporte técnico (número máximo de horas por mês)? Quanto custa?
# É necessário contratar um provedor de acesso? Qual é o custo mensal adicional?
# Há limitações para uso de serviços diferenciados (P2P, etc.)?
# Qual é a velocidade de acesso garantida?
# O IP é fixo ou dinâmico?

Analisando contrato de provedor gratuito:

# Há cobrança de pulsos telefônicos excedentes (prefixo 1500) na sua conta telefônica?
# É obrigatório o uso de "discador" do provedor? Quais são as limitações?
# Quais os custos adicionais (modems, placas, etc.)?
# Há limitação / franquia de conexão (limite de Mb recebidos (downloads) + Mb enviados (uploads))?
# Há limitações para uso de serviços diferenciados (P2P, etc.)?
# Qual é a velocidade de acesso garantida?

Analisando contrato de provedor ADSL:

# As instalações prediais (especialmente de telefonia) suportam as soluções ADSL? Em edifícios antigos, os dutos de telefonia podem comprometer a qualidade do serviço de conexão (qualidade da fiação, presença de ruído eletromagnético, etc.).
# Há sinais de desgaste / corrosão nos cabos de telefonia (pares trançados de cobre)?
# Há limitação / franquia de conexão ou cota de tráfego (limite de Mb recebidos (downloads) + Mb enviados (uploads))?
# Quando a franquia de conexão é alcançada, há redução na velocidade de transmissão ou cobrança de cota adicional?
# É cobrada taxa de instalação?
# Qual o prazo do contrato? Há multa para rescisão fora do prazo contratual?
# Quais os custos adicionais (modems, placas, etc.)?
# É necessário contratar um provedor de conteúdo para realizar a autenticação da conexão? Qual é o custo mensal adicional?
# Há limitações para uso de serviços adicionais (P2P, VoIP, etc.)?
# Qual é a velocidade de acesso garantida?
# O IP é fixo ou dinâmico?

Analisando contrato de provedor a rádio:

# o provedor é homologado junto à Anatel (para Serviços de Comunicação Multimídia - SCM)?
# Há limitação / franquia de conexão (limite de Mb recebidos (downloads) + Mb enviados (uploads))?
# Quando a franquia de conexão é alcançada, há redução na velocidade de transmissão ou cobrança de cota adicional?
# É cobrada taxa de instalação?
# Qual o prazo do contrato? Há multa para rescisão fora do prazo contratual?
# Quais os custos adicionais (modems, placas, etc.)?
# É necessário contratar um provedor de acesso? Qual é o custo mensal adicional?
# Há limitações para uso de serviços adicionais (P2P, etc.)?
# Qual é a velocidade de acesso garantida?
# O IP é fixo ou dinâmico?



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