19 de out. de 2007

Frases, pensamentos e um pouco da vida de Ayrton Senna


Frases e Pensamentos de Ayrton Senna

“Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim.”

‘Não tenho a recriminar-me por aquela ultrapassagem na chicane (GP do Japão 1989), foi Prost quem fechou. Era a única possibilidade que tinha para vencer.”

“Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem.”

“Nunca levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia.”

‘Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida.”

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.”

“Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentido que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a minha cara.”

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.”

“Eu estava realmente procurando dirigir um Williams-Renault, pois considero essa equipe o início de uma nova vida no automobilismo para mim.”

“Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros.”

“Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental.”

“O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho.”

“Primeiro, era chegar à F 1. Depois, fazer uma pole, vencer uma corrida, ser campeão. Aos poucos, fui preenchendo todos esses sonhos.”

“Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse.”

“Quando Deus quer, não há quem não queira.”

“Somos feitos de emoções, basicamente todos nós estamos procurando por emoções, é apenas uma questão de encontrarmos a maneira com que devemos vivenciá-las.”

“Meus ídolos como pilotos sempre foram Niki Lauda e Gilles Villeneuve. O primeiro pela frieza e Villeneuve pela agressividade.”

“Essa foi uma corrida que vai passar para a história. (sobre o GP do Japão em 1988, quando conquistou seu primeiro título)”



“Aquilo foi algo se sonho. A vitória veio com estilo e ainda valeu o campeonato. (sobre o GP do Japão em 1988)”

“É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.”

“Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro.”

“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum.”

“Hoje gosto muito mais de crianças do que gostava um ou dois anos atrás. É mais fácil se comunicar com uma criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso.”

“Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. ”

“Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la.”

“A Lotus me deu a primeira vitória na F 1. É uma equipe que permanecerá para sempre em meu coração.”

“Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida.”

“Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.”

“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.”

“Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1. (sobre a 1ª vitória, em Portugal, 1985)”

“Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte de minha vida.”

“O que sinto num carro a 300 km/h ? Emoção, prazer e desafio.”

“Se depender de mim, vocês, jornalista, irão esgotar os adjetivos do dicionário.”

“Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso.”



“O acidente em Mônaco (1988) me levou para perto de Deus. Mudou muito minha mentalidade.”

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

“Nesses dez anos de Fórmula 1 minhas maiores alegrias vieram da torcida. Do Brasil.”

“Meu sonho não tem fim, e eu tenho muita vida pela frente. ”

“No que acredito mesmo é em Deus.”

“Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem.”

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”

“Quando Deus quer, não há quem não queira.”

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.”

“O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia.”

“Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo.”

“Com a força da sua mente, seu instinto e, também com sua experiência você pode voar alto.”

“Não tenho limites. Estou com 33 anos e acho que ainda tenho muito pela frente.”

“O kart me deu muitos momentos de prazer e excelentes recordações. Nunca uma pilotagem foi tão divertida e ali aprendi muita coisa. Muita coisa que uso na F1 são provenientes do aprendizado nos karts.”

“Vocês nunca conseguirão saber o que um piloto sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis.”

“Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia.”

“Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, e quem tem está cheio de problemas por causa dele.”

“Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não.”

“Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem.”

“Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida.”

“Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim.”

“A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer.”

“Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.”

“Quero melhorar em tudo. Sempre.”

Um Breve Resumo de sua História:

Ayrton Senna da Silva (Cidade de São Paulo - Brasil, 21 de março de 1960 — Bolonha - Itália, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Formula 1, três vezes campeão mundial. Ele é considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos mais importantes pilotos de automobilismo de todos os tempos.

Na juventude ele correu de kart, foi campeão da Fórmula 3 britânica e fez sua estréia na Formula 1 em 1984 com um carro da equipe Toleman. Passou para a Lotus em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas. Em 1988 ele se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Formula 1. Também com Alan Prost, ele protagonizou uma das maiores rivalidades da Formula 1. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, esta última decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost, este agora correndo pela Ferrari.

Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano se 1993 como vice-campeão. Em 1994 ele saiu da McLaren e foi para a então dominante equipe Williams-Renault onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e que testemunhado por milhões de fãs em todo o mundo.

Ele esteve próximo de vencer o GP de Mônaco de 1984, sua temporada de estréia e dirigindo um carro inferior, e sua primeira vitória viria no GP de Portugal sendo que os dois GPs foram disputados sob fortes chuvas. Ele detém o título de piloto maior número de voltas rápidas, além de 65 pole-positions e 41 vitórias em 162 corridas. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco, seu primeiro título mundial em 1988 no GP do Japão são bons exemplos de sua performance. A sua grande habilidade em dirigir em pista molhada deu-lhe um lugar de honra na história do automobilismo e muitas comparações com o legendário piloto argentino Juan Manuel Fangio.

Com seu insaciável desejo de vencer, ele cruzou várias vezes a linha do fairplay, sendo a sua mais famosa atitude na última prova de 1990, o GP do Japão, em que Senna liderava o campeonato e deliberadamente deixou-se atingir pelo rival Prost, então segundo colocado no campeonato e que tentava ultrapassá-lo. Ambos foram forçados a abandonar a prova o que tirou as chances de Prost e deu o título a Senna. Essa briga no Japão foi considerada por muitos uma revanche do ano anterior em que Prost, desta vez em primeiro lugar no campeonato, fez a mesma coisa com um aflito Senna precisando vencer a corrida para ter alguma chance no mundial. A colisão tirou Prost da corrida e Senna conseguiu continuar mas foi desqualificado por cortar caminho numa chicane. Essa manobra deu a Prost o título mundial de 1989.

A sua competitividade frequentemente o fazia superar os limites e ele sempre afirmava que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. O seu companheiro de Williams, Damon Hill, sugeriu que Senna "prefere bater no seu oponente do que ser derrotado" e essa mentalidade pode ter sido o fator fundamental para o seu acidente fatal em San Marino.

Também é notável a dualidade de seu caráter. Esse desejo intenso de vencer na pista fazia grande constraste com sua personalidade humana e compassiva. Como um homem profundamente religioso ele usou parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna com o propósito de ajudar os jovens pobres do Brasil e no mundo. Senna vivia empre muito preocupado com o potencial perigo desse esporte e sempre lutou junto aos organizadores e pilotos para melhorar a segurança nas pistas.

[Fonte: Wikipédia]

Assista também ao Vídeo "Tributo à Ayrton Senna"

Compilação sobre alguns momentos da sua carreira e sobre alguns depoimentos marcantes para os brasileiros. Uma pena termos perdido ele. Os céus ficaram mais velozes depois da morte dele! Acelera Ayrton!

Clique neste link para assistir ao vídeo


VeR oUtRo

Principal/Home

Nenhum comentário: