20 de out. de 2007

Frases - e Pensamentos de Che Guevara - I parte


“A característica fundamental da guerrilha é a mobilidade.”

“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.”

“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”

“Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar.”

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

“Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.”

“Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera.”

“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”

“Um dos grandes deveres da Universidade é implantar suas práticas profissionais ao seio do povo.”

“Não há experiência mais profunda para o revolucionário que o ato da guerra.”

“Nossos filhos devem possuir as mesmas coisas que as outras crianças, mas eles devem também ser privados daquilo que falta às outras crianças.”

“A revolução se faz através do homem, mas o homem ter de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.”

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

“Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho.”

“Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo.
Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça.”

“Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens.”

“No momento em que for necessário, estarei disposto a entregar a minha vida pela liberdade de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada a ninguém…”

‘A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência.”

“Vale milhões de vezes mais a vida de um único ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra.”


Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho[1] de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da História. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.

Saiba + à respeito de "Che Guevara"


LINK PARA VÍDEO Tributo à Che Guevara

Nenhum comentário: