25 de nov. de 2007

Dicas - As Mensagens de Erro da Internet


AS Mensagens de erro da Internet

"Service Unavailable": esta é apenas uma das mensagens que você pode receber quando estiver navegando pela Internet. Nem todos os provedores se dão o trabalho de editar as mensagens padrões e coloca-las numa linguagem mais fácil ao entendimento de seus usuários. Por isso você recebe umas mensagens de erro esquisitas...

Através de um documento do Network Working Group, chamado RFC1945(HTTP/1.0) que depois foi actualizado para RFC2068(HTTP/1.1), padronizaram-se os códigos HTTP de retorno e as mensagens descritivas que os clientes recebem em seus navegadores.

Ou seja, quando você esta navegando e digita uma URL, ou clica sobre determinado link, um código de status é retornado pelo servidor como resposta a uma solicitação, tendo sucesso ou não.

O código é composto de 3 dígitos inteiros. O primeiro digito indica a classe, e os dois seguintes identificam a linha descritiva, explicando resumidamente o que significa o código de status. Foram definidas inicialmente 5 classes de códigos :

1nn: Informacional - Não usado, mas reservado para utilização futura
2nn: Sucesso - Acção recebida com sucesso, entendida e aceita
3nn: Redirecção - Outra acção deve ser executada para completar a requisição
4nn: Erro do Cliente - Requisição contendo erro de sintaxe ou que não pode ser realizada
5nn: Erro do Servidor - Falha no servidor ao realizar uma requisição válida


Como as classes 1 e 2 não requerem nossa atenção, por não se tratar de erro (pelo contrário), mostrarei os códigos numéricos mais comuns e frequentes, suas linhas descritivas(resumo) e uma descrição detalhada do erro das últimas classes :

Código = 301
Resumo = Movido Permanentemente
Descrição = Um novo URL permanente foi atribuído ao recurso solicitado e qualquer referência futura a esse recurso deverá usar o novo URL. Você já deve ter passado por esta situação. Clica em um determinado link, abre-se uma página dizendo que aquele site não se encontra mais no provedor e este pede que espere um pouco enquanto redirecciona para o actual endereço.

Código = 302
Resumo = Movido Temporariamente
Descrição = O recurso solicitado reside temporariamente em um URL diferente. Como o redireccionamento é alterado algumas vezes, o cliente deve continuar apontando para a URL antiga nas próximas solicitações. Mesma situação do código acima, só que a mudança é momentânea, existindo a possibilidade de retorno para o endereço original.

Código = 304
Resumo = Não Modificado
Descrição = Se o cliente tiver feito uma solicitação (GET condicional) e o acesso for permitido, mas o documento não tiver sido modificado desde a data e hora especificados no campo ‘If-Modified-Since’, o servidor responderá com este código de status e não enviará uma nova entidade ao cliente. Os campos de cabeçalho contidos na resposta deverão incluir somente informações relevantes aos gestores de cache e que possam ter sido alteradas independentemente da data especificada no campo ‘Last-Modified’. Como exemplos de campos de cabeçalho relevantes, podemos citar a Data, Servidor e Expira em. É através deste código que seu browser sabe se aquela pagina que esta no cache de sua maquina, precisa ou não ser actualizada.

Código = 400
Resumo = Solicitação inválida
Descrição = A solicitação(link/URL) não pôde ser entendida pelo servidor devido à sintaxe estar incorrecta. Como a classe 4 trata dos erros dos clientes(nós), com toda certeza você deve ter digitado algo errado no endereço. Corrija e tente novamente.

Código = 401
Resumo = Não autorizado
Descrição = A solicitação requer uma autenticação do usuário. Provavelmente você esta entrando em um site que necessita de um login - nome de usuário e uma senha. Tipicamente, é uma questão de permissão de arquivo (comum em ambientes UNIX) e que não deveria acontecer num "site" que disponibiliza informações públicas.

Código = 403
Resumo = Proibido
Descrição = O servidor entendeu a solicitação, mas se recusa a realizá-la por um motivo não especificado. A autenticação não resolverá o problema e a solicitação não deverá ser repetida. Este código de erro é geralmente usado quando o servidor não deseja divulgar exactamente porque a solicitação foi recusada, ou quando nenhuma outra resposta é aplicável. Nos sites da Microsoft, se você for um usuário registrado, na maioria das vezes poderá corrigir este problema acrescentando um S ao final do protocolo HTTP - resultando em HTTPS .

Código = 404
Resumo = Não encontrado
Descrição = Not Found. A mais famosa e conhecida de todos!
O servidor não encontrou nada que corresponda à solicitação e também não informa se a condição é temporária ou permanente. Na maioria das vezes quando estamos digitando um endereço, trocamos a barra normal pela barra invertida, esquecemos o til, colocamos minúscula onde deveria ser maiúscula, ou simplesmente digitamos errado mesmo a URL. Mas pode ser erro também de quem administra o site. Acabou mudando o nome de algum arquivo e não actualizou as outras páginas, o computador onde se encontra a informação esta travado, ou ate o provedor pode estar 'down' - aí nem com reza...

Código = 500
Resumo = Erro interno do servidor
Descrição = O servidor encontrou uma condição inesperada que o impediu de atender à solicitação. Algumas vezes, isto ocorre porque o servidor pode estar muito ocupado devido ao fluxo de informações ou quantidade de usuários sendo atendidos, ou porque a conexão de seu provedor ate a solicitação de destino, está com problemas temporário. Neste caso, espere um pouco e tente novamente.

Código = 501
Resumo = Não implementado
Descrição = O servidor não suporta a funcionalidade requerida para efectuar à solicitação. Está é geralmente uma justificativa conveniente que os provedores dão quando os servidores não reconhecem o método de requisição e não são capazes de suportar alguns recursos.

Código = 502
Resumo = Gateway inválido
Descrição = O servidor recebeu uma resposta inválida do gateway/proxy ou de outro servidor acessado ao tentar efectuar à solicitação. Neste caso, espere alguns minutos e tente novamente a solicitação.

Código = 503
Resumo = Serviço indisponível
Descrição = O servidor está actualmente incapaz de efectuar a solicitação devido a uma sobrecarga temporária ou manutenção do servidor. Devido a diversos factores, esta é uma condição que na maioria das vezes, é resolvida depois de alguma atraso.



Voltar ao Topo da Página

1 \ 2 \

Principal

Envie este post para um amigo.

Nenhum comentário: