19 de nov. de 2007

+ Dicas para Windows

ARQUIVOS OCULTOS

O Windows 98 sai da fábrica com uma configuração que não exibe alguns arquivos de sistema - por exemplo, DLLs e drivers, além de arquivos ocultos. A intenção é boa: evitar que o usuário inexperiente meta os pés pelas mãos e apague algum componente. Para tornar esses arquivos confinados completamente acessíveis, abra o Windows Explorer e acione Exibir/Opções de Pasta/orelha Modo de Exibição. Na caixa Configurações Avançadas, localize a divisão Arquivos Ocultos e nela escolha Mostrar Todos os Arquivos.

ALTO FALANTES

Se seu micro está equipado com alto-falantes especiais, é possível configurar o Windows para aproveitar ao máximo os recursos desses dispositivos. Para isso, acione Painel de Controle/Multimídia. No quadro Reprodução, clique no botão Propriedades Avançadas. Na caixa Configuração de Alto-Falantes, selecione o tipo de aparelho que mais se aproxima dos acoplados ao seu micro.

MICROSOFT FAX

No Windows 95, o Microsoft Fax era um acessório titular do sistema. Agora, ele perdeu status (o programa de instalação do Win98 não o inclui), mas não foi extinto. No CD, ele fica na pasta \tools\ oldwin95\message. Para instalá-lo, execute o programa Wms.exe (Microsoft Exchange) e, depois, Awfax.exe (Fax). Antes de instalar, é aconselhável ler o arquivo Wms-fax.txt, no mesmo diretório.

LENTE DE AUMENTO

O Windows 98 traz uma série de opções que facilitam o uso do micro por pessoas com deficiências físicas. Um desses recursos é a Lente de Aumento, destinada a quem tem dificuldades de visão. É possível que este programa não esteja em seu micro. Para instalá-lo, coloque no drive o CD do Win98 e acione Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas/Instalação do Windows. Marque o item Acessibilidade e clique em OK. Agora, no menu, procure Acessórios/Acessibilidade/Lente de Aumento. O programa abre uma área de zoom no alto da tela. Tudo que o mouse aponta é exibido de forma ampliada para facilitar a leitura. O nível de ampliação pode ser controlado.

ACABE COM A SENHA DE INICIALIZAÇÃO

Quando você inicia o Windows 98, ele apresenta uma tela de login, pedindo uma senha. Você segue a recomendação do sistema, acionando Cancelar para que essa tela não apareça outra vez. Mas ela insiste, a cada reinicialização. O melhor jeito de acabar com isso é criar uma senha e depois removê-la. Acompanhe o roteiro. Quando o Windows mostrar aquela tela, digite um nome de usuário e uma senha e clique no botão OK. Agora, vá ao Painel de Controle e abra o item Senhas. Na orelha Alterar Senhas, clique no botão Alterar a Senha do Windows. Digite a senha anterior (que você acabou de criar), deixe em branco o espaço para a nova senha e confirme tudo. Da próxima vez, o Windows não deverá mais mostrar aquela tela indesejada.

ABRINDO JANELA AUTOMÁTICAMENTE

A maioria dos usuários costuma navegar de página em página na mesma janela do Internet Explorer simplesmente clicando nos links respectivos. Mas sabem que é possível abrir uma nova janela antes de saltar para a próxima página acionando a opção "New Window" do menu "File" ou simplesmente teclando Cntrl+N (acionando a tecla Control e premindo a tecla N simultaneamente) e desta forma manter duas (ou mais) janelas abertas sobre o desktop, cada uma exibindo uma página. O que a maioria não sabe é que isto pode ser feito automaticamente: se, ao clicar sobre um link, você apertar ao mesmo tempo a tecla Shift, a página correspondente será aberta em uma nova janela do Internet Explorer, mantendo a anterior na janela antiga.

UMA NOVA ENTRADA "PROGRAMAS"NO MENU INICIAR

O Internet Explorer 4.x,muito mais que um navegador, é na verdade uma extensão do sistema operacional e afeta o comportamento de quase todos os objetos da Área de Trabalho. Sua ação sobre as pastas é evidente e todos os usuários que habilitaram o Desktop Ativo já tomaram conhecimento dela. Mas há ações mais sutis que provavelmente passaram despercebidas para muitos usuários. Uma delas é a forma pela qual o IE4 afeta a entrada" Programas" do menu Iniciar. Que, até a instalação do IE4, não passa disso mesmo: uma opção de menu que serve tão somente para listar folders e atalhos ou invocar os programas e cujas entradas somente podem ser editadas através do Windows Explorer. Mas após a instalação do IE4, ela adquire vida própria e passa a se comportar de fato como um "container", ou seja, um objeto que contém outros objetos. Uma constatação teórica que tem, no entanto, conseqüências práticas interessantíssimas. A mais evidente é que agora é possível alterar a ordem das entradas no interior da opção "Programas" simplesmente arrastando-as e soltando-as na posição desejada, permitindo grupá-las por tip ode programa ou qualquer outra ordem desejada pelo usuário ao invés de manter obrigatoriamente a ordem alfabética adotada antes da instalação do IE4. Mas a característica mais interessante é que agora tantos as entradas quanto seu conteúdo passam a se comportar como os objetos que representam (pastas ou atalhos), com tudo a que têm direito, inclusive um menu de contexto (acessível, como de hábito, com um clique do botão direito do mouse) quase completo, que permite efetuar diversas operações com o objeto, como abrir, excluir e acessar suas propriedades. Mas que, infelizmente, não permite renomear o objeto.

FIQUE CONECTADO

Existe uma string padrão para todos os modems que "segura" a conexão, mesmo com linhas ruidosas. É só colocar a string S10=255, no Painel de Controle / Modems / Propriedades / Conexão / Avançadas / Configurações / Adicionais ou Extras. Na maioria dos casos esta configuração impedirá que sua conexão caia com freqüência, mesmo quando alguem retira uma extensão do gancho ou quando toca a segunda linha do CPA. Esta string pode ser utilizada com sucesso na maioria dos grandes provedores de acesso.

CONEXÕES MAIS RÁPIDAS NA INTERNET

Você pode reduzir o tempo de conexão com seu provedor de serviços da Internet (ISP, Internet Service Provider) acessando a rede dial-up que utiliza, clicando com o botão direito e selecionando Propriedades e, em seguida, na guia Tipos de servidor, desmarcando Efetuar logon na rede. Em seguida você deve verificar que ainda pode efetuar conexão. A maioria dos ISPs não usam essa configuração e o tempo limite pode ser de até 60 segundos.

ORGANIZANDO SEUS BOOKMARKS

Ter a sua lista de sites favoritos mal organizada é o mesmo que não obedecer à ordem alfabética no caderninho de telefones - uma confusão total na hora de achar qualquer coisa. Existe uma maneira simples de ter todos os seus bookmarks divididos por assuntos. Basta usar o comando Favoritos, na barra superior do IE 4.0, para criar pastas com nomes diferentes.

Clique em Favoritos, Organizar Favoritos, depois em Criar uma Nova Pasta (no desenho da pastinha). Dê um nome como Viagens, por exemplo. Repetindo o procedimento, crie quantas pastas quiser (inclusive pastas dentro de pastas): Negócios, Universidades, Entretenimento, Jornais; dentro de Jornais você pode criar Paulistas, Cariocas, Estrangeiros etc.. Você já pode então mover os sites existentes – selecione o nome do site e clique no botão Mover. Em seguida selecione a pasta onde você quer que o site seja armazenado. E pronto! Casa limpa.

A partir daí, sempre que você acessar um site e quiser acrescentá-lo à sua lista de Favoritos, clique em Favoritos e depois Adicionar a Favoritos. Vai surgir uma janela, perguntando se você deseja acrescentar a página à sua lista de bookmarks. Repare no botão Criar em..., no canto inferior direito. Ao ser acionado, ele mostra a relação de pastas já existentes e permite que você selecione a pasta onde o novo site deve ser armazenado. No Criar em..., também é possível que você crie uma nova pasta, se for o caso.

Ao navegar e resolver acessar um dos sites selecionados, clique na ilustração "Favoritos" na Barra de Ferramentas e eles aparecerão num frame lateral para você consultar e navegar simultaneamente.

UTILIZE O MONITOR DE SISTEMAS PARA MONITORA SUA CONEXÃO

O Monitor de sistema tem agora parâmetros para sua conexão de rede dial-up, incluindo download e transferência de bytes por segundo, desta forma você pode monitorar a velocidade do fluxo de dados.

CONVERTA BOOKMARKS

Você tem uma coleção de bookmarks do Netscape Navigator e quer usá-los no IE4? Sem problema. Faça download do freeware Bookmarks Converter: winbm2fv.exe (148 KB). No programa, basta indicar onde está o arquivo Bookmark.htm com os bookmarks do Navigator e o conversor o transforma numa pasta do menu Favoritos

BOOT NO DOS 6.X

Se desejar que seu sistema inicie no DOS 6.x após ter sido instalado o Windows 95, coloque a linha BootMulti=1 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS e aperte F4 após aparecer "Iniciando o Windows 95" (veja Instalando o Windows 95 sem perder seu DOS 6.x e Windows 3.x).

INDO DIRETO AO PROMPT DO DOS 7.0

Se desejar iniciar o Windows 95 direto no prompt do DOS, coloque a linha BootGui=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS.

MEMÓRIA MÁXIMA PARA O DOS

Em um sessão MS-DOS no Windows 95, se você quiser o máximo tamanho de memória, adicione esta linha em System.ini: [386Enh] LocalLoadHigh=1.

INDO DIRETO AO DOS 6.X

Se desejar iniciar o computador diretamente no DOS 6.x, coloque as linhas BootMulti=1 e BootWin=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS. Neste caso, a tecla F4 após "Iniciando o MS-DOS" inicia o Windows 95.

CÓPIA DE DISCO FACILITADA NA ÁREA DE TRABALHO

Crie um atalho na área de trabalho com diskcopy a: a: no prompt de comando para copiar um disco (substitua por b: para usar a unidade de disco b:).

CRIE UM GALERIA NO PAPEL DE PAREDE

O Active Desktop do IE4 permite adicionar várias imagens gráficas em qualquer local da área de trabalho. Para adicionar uma nova imagem , clique com o botão direito ná área de trabalho e escolha Active Desktop / Personalizar Minha Área de trabalho. (Certifique-se de que a opção "Exibir Active Desktop como página da Web esteja selecionada). Clique o botão Novo e responda não quando for questionado se deseja visitar a galeria do Active Desktop. Insira o nome e caminho completos do arquivo de imagem ou utilie o botão procurar. Repita o procedimento para adicionar outras imagens e clique OK para fechar a caixa de dialogo.

UM MURO ENTRE O NAVEGADOR E A ÁREA DE TRABALHO

Utilizar o Windows Desktop Updates pode dar ás páginas mais intrometidas um enorme potencial de acesso ao restante de sua máquina. Quando o browser trava ou é interrompido, sua interface também entra em pane, travando o sistema e forçando a reinicialização. Se você tiver recursos de sistema suficiente (mínimo de 32 MB de RAM com recomendação para 64MB pra o Win98), separe o funcionamento da interface do paginador. Abra o aplicativo Internet do Painel de Controle e a Guia Avançadas. Habilite a caixa Procurar em um novo processo no item navegação. Clique OK e reinicialize o computador.

TEMAS PARA O DESKTOP

No Windows 95, os temas para a área de trabalho (conjuntos articulados de ícones, protetor de tela, papel de parede e sons do sistema) só podiam ser usados por quem comprava o programa complementar Plus! 95. Agora, os temas fazem parte do Windows 98. Se você não os instalou, pode IGHT: 100%; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" align=left>

COLOQUE O DESKTOP DESLIGADO

Por default o Windows 95 deixa o NumLock ligado. Para que ele fique desligado coloque a linha "numlock=off" no config.sys

FÁCIL CONEXÃO A SERVIDOR / COMPARTILHAMENTO DE REDE

Clique no botão "Iniciar", clique em Executar e, em seguida, digite o caminho UNC. Por exemplo, ao digitar //servidor, você abre uma janela mostrando recursos compartilhados para o computador denominado servidor. Ao digitar //servidor/compart/direto, você abre a pasta denominada direto no ponto de compartilhamento //servidor/compart.

ORGANIZE OS ATALHOS DO DESKTOP

Para você que está com a tela coberta de atalhos e mal consegue ver o lindo papel de parede que tanto tempo levou para encontrar, use esta dica para organizar sua área de trabalho. Clique com o botão contrário do mouse sobre o desktop e escolha a opção Novo/Pasta. Desta forma você cria uma pastinha e deve arrastar para dentro dela todos os atalhos da área de trabalho. " Arrastar " com o mouse significa clicar em cima de cada um deles segurando o botão (prendendo o ícone), e movendo o ícone ao destino, neste caso nossa nova pasta, largar em cima. Todos os atalhos ficarão lá dentro deixando livre e limpa sua tela. Para acionar algum deles basta abrir a pastinha com 2 cliques do mouse ou botão contrário/opção abrir.

DESATIVE A DISCAGEM AUTOMÁTICA

Enquanto você está usando seu computador, o Windows tenta discar para seu provedor Internet automaticamente?

A causa pode ser uma assinatura da Web definida para atualizações automáticas. Para desativar este comportamento, clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Internet. Clique a guia Avançadas na caixa de diálogo Propriedades e desabilite a caixa Ativar atualizações de inscrições agendadas sob o item Navegação. Em seguida, clique OK.

ARQUIVOS OCULTOS

O Windows 98 sai da fábrica com uma configuração que não exibe alguns arquivos de sistema - por exemplo, DLLs e drivers, além de arquivos ocultos. A intenção é boa: evitar que o usuário inexperiente meta os pés pelas mãos e apague algum componente. Para tornar esses arquivos confinados completamente acessíveis, abra o Windows Explorer e acione Exibir/Opções de Pasta/orelha Modo de Exibição. Na caixa Configurações Avançadas, localize a divisão Arquivos Ocultos e nela escolha Mostrar Todos os Arquivos.

DE BITMAP PARA ÍCONE

Você pode transformar a imagem de qualquer arquivo bitmap - arquivo gráfico com extensão BMP - em ícone. Antes de saber como fazer isso, observe que, por principio, no Windows 95 só pode mudar o ícone de atalhos, nunca do executável, de arquivos, dispositivos de atalhos, nunca do executável, de arquivos, dispositivos ou pastas originais. Portanto, escolha o atalho cujo o ícone você deseja modificar e faça o seguinte.

Clique nele com o botão direito do mouse.

No menu contexto, selecione propriedades.

Na janela Propriedades, clique na guia Atalho e, a seguir no botão Alterar Ícone.

Na próxima tela, acione o botão procurar.

Escolha a Arquivos do Tipo - Todos os Arquivos.

Vá até o drive ou diretório onde está o bitmap que deseja utilizar como ícone.

Dê um duplo clique no arquivo.

Em seguida, acione OK, clique em aplicar e, finalmente, em OK.

Esse procedimento é interessante quando se tem, por exemplo, o logotipo da empresa e se deseja utiliza-lo como ícone de um programa.

RAIO X DO SISTEMA

O Windows 98 tende a reservar grande quantidade de memória cache de disco, um comportamento que ele herdou do Windows 95. Isso reduz a memória disponível para os aplicativos. Para ver o tamanho de seu cache de disco, clique em Iniciar | Programas | Acessórios | Ferramentas de Sistema | Monitor do Sistema. No Monitor do Sistema, clique em Visualizar | Adicionar item. Após selecionar o grupo gerenciador de Memória, procure pela linha correspondente ao tamanho do cache de disco. Selecione-a e clique Ok. Esse mesmo utilitário permite monitorar a ocupação da memória, o que pode fornecer boas dicas sobre a necessidade ou não de um upgrade de memória do micro.

ENVIANDO OBJETOS UTILIZANDO O RECURSO ENVIAR PARA

Você pode arrastar qualquer atalho para a pasta Enviar para. Podem existir atalhos para uma impressora, fax, unidade de rede ou programa do Windows. Para abrir a pasta Enviar para, clique em Iniciar e, em seguida, clique em Executar. Na caixa Abrir, digite Enviar para e, em seguida, pressione ENTER. Utilize o botão direito para arrastar o ícone do item para a janela Enviar para. O atalho será exibido no menu Enviar para. Clique com o botão direito no ícone de um documento ou de uma pasta, clique em Enviar para e, em seguida, clique em um item de menu. Por exemplo, é possível criar um vínculo para o arquivo Notepad.exe em sua pasta Enviar para. Dessa forma, se você clicar com o botão direito do mouse em um documento, poderá clicar em Enviar para e, em seguida, clicar em Bloco de notas.

ATIVE A VISUALIZAÇÃO EM MINIATURA

É possível ativar no Windows Explorer uma quinta opção de exibição chamada Miniaturas, que exibe em miniaturas de arquivos gráficos, documentos HTML e outros tipos de arquivos diretamente pela janela do WinExplorer.

É preciso ativar a exibição de Miniaturas, pasta por pasta. Clique na pasta e escolha Propriedades. Marque a caixa Ativar exibição de miniaturas e clique Ok

Exiba o conteúdo da pasta utilizando o Windows Explorer. Clique o Menu Exibir | Miniaturas. Observe que não é possível utilizar a opção Como página da Web com a exibição miniaturas.

O modo de exibição Miniaturas mostrará prévias de todos os tipos de arquivos compativeis com o recurso (incluindo alguns documentos do Office). Caso o tipo de arquivo não reconheça miniaturas, você verá apenas o ícone.

ASSISTENTE DE MANUTENÇÃO

Eliminação de arquivos desnecessários, desfragmentação e outras tarefas podem ser deixadas a cargo do Windows. Para isso, chame o Assistente para Manutenção (em Acessórios/Ferramentas de Sistema). Defina o período (diário, semanal, mensal) e a hora em que essas operações devem ser realizadas.

EXPLORER PERSONALIZADO

Dois caminhos para acesso a drives e pastas É possível abrir o Windows Explorer diretamente numa pasta desejada. Digamos que você quer abrir no drive D. Há dois caminhos. Clique com o botão direito numa área livre do desktop, escolha Novo/Atalho e, em Linha de Comando, digite a seguinte linha: c:\windows\explorer. exe /e,/root,d:\

Essa opção abre o Explorer exclusivamente para a pasta d:\ e suas subs (não há acesso para outros drives). A segunda opção é: c:\windows\explorer.exe /e,d:\

Nesse caso, o programa põe o foco em d:\, mas os outros drives ficam disponíveis.

INICIO RÁPIDO

Para quem usa um programa com freqüência, acessá-lo após longa navegação de menus torna-se uma tarefa tediosa. Uma solução pode ser criar um atalho no desktop. Mas isso não resolve: quando outro programa está aberto, é preciso minimizá-lo para localizar o atalho. O Windows 98 traz uma saída: arraste o atalho para a barra Iniciar Rapidamente (Quick Launch) - a área da barra de tarefas logo à direita do botão Iniciar. Agora, você pode abrir o programa sem minimizar ou reduzir janelas.

ACRESCENTANDO PROGRAMAS NA OPÇÃO "ENVIAR PARA..." NO EXPLORER

Para adicionar outros diretórios ou programas ali, arraste-os para a pasta SendTo (/Windows/SendTo). Coloque ali, por exemplo, Bloco de Notas, WinZip e outros.

FORMATE UTILIZANDO O EXPLORER

Você também pode formatar discos com o Windows Explorer. Clique com o botão direito sobre o nome da unidade de disco desejada no painel esquerdo. Acione a opção formatar no menu de contexto.

CANSADO DE ABRIR O EXPLORER NA PASTA C:

Crie um atalho do Explorer com a seguinte linha de comando

C:/WINDOWS/EXPLORER.EXE /n,/e,C:/Nome da Pasta

APRENDA A ASSOCIAR ARQUIVOS

No Explorer, ao clicar duas vezes num arquivo .TXT, o Windows executa o Bloco de Notas. Mas e se você quiser abrir o arquivo em outro programa? Isso é fácil. Basta associar os arquivos que têm a extensão .TXT com o, digamos, WordPad. Para fazer isto, selecione Opções no menu Exibir do Explorer e clique a guia Tipos de Arquivos. Na caixa de listagem Tipos de Arquivos Registrados, clique duas vezes em Documento Texto. Então, na caixa de diálogo Editar Tipo de Arquivo, clique o botão Novo. No campo Ação, digite Abrir com o WordPad, e em "Aplicativo usado para executar a ação", digite o caminho do WordPad entre aspas ("C:/Arquivos de Programas/Acessórios/WORDPAD.EXE"). Quando tiver acabado, feche todas as caixas de diálogo.

Agora, para abrir um arquivo .TXT com o Bloco de Notas, basta clicar duas vezes no arquivo, e para abrir o arquivo com o WordPad, clique o botão direito sobre o arquivo e escolha Abrir com o WordPad.

TAREFAS AGENDADAS

Experimente o utilitário Tarefas Agendadas. Ele exibe as operações definidas com o Assistente para Manutenção (nota 12) e aceita outras tarefas. Você pode, por exemplo, fazer com que um programa de alarme toque numa determinada data e hora ou fixar a execução de um backup todos os dias às 18 horas. Para incluir um serviço, dê um duplo clique na linha Adicionar Tarefa Agendada. Entra em ação um assistente. Escolha a aplicação e defina quando ela deve ser executada.

PADRÃO DE BUSCA

Quando você digita um sinal de interrogação seguido de uma palavra na caixa de endereço do Internet Explorer, o browser empreende uma busca daquela palavra no site de busca Yahoo. É o padrão. Se você quiser mudá-lo para outro mecanismo de pesquisa, acione Painel de Controle/Tweak UI, orelha General. Na caixa Search Engine, escolha uma das opções oferecidas: Alta Vista, InfoSeek, Lycos etc.

INSTALANDO O TWEAKUI

Tweak UI. O nome é estranho, mas o produtinho é excelente. O Tweak facilita a configuração de dezenas de itens do sistema. Sem ele, você seria obrigado a correr os riscos de mexer no Registro para obter os mesmos resultados. O Tweak vem no CD do Windows 98 - pasta tools\reskit\powertoy. Para instalá-lo, clique com o botão direito no arquivo Tweakui.inf e escolha Instalar. O programa se torna uma opção no Painel de Controle.

FORA DA VISTA

Quer esconder opções do Painel de Controle? Clique na orelha Control Panel do Tweak UI e desligue os itens que devem ficar ocultos.

ALTERANDO NOME DE USUÁRIO

Você comprou um micro de outra pessoa e o Windows continua a exibir o nome dela, e não o seu. É possível mudar isso com uma pequena incursão no Registro. Abra o Editor do Registro e localize a chave HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\MS Setup (AC ME)\User Info. Na porção direita da tela, dê um duplo clique em DefName e, na janela que se abre, digite seu nome. Na mesma tela, você pode substituir o nome da empresa, editando o item DefCompany

SEM O MENU DOCUMENTOS

Se você não gosta do menu Documentos, há um jeito de desabilitá-lo. Abra o Editor do Registro e navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Software \Microsoft\Windows\CurrentVer sion\Policies\Explorer. Na janela direita do editor, clique com o botão direito num ponto em branco, escolha Novo/Valor Binário. Cria-se uma nova entrada. Substitua o texto selecionado por NoRecentDocsHistory. Pressione Enter. Agora, dê um duplo clique na entrada recém-criada e, na tela que se abre, digite: 0100 00 00. Clique no botão OK. Agora, repita os passos acima e adicione outra entrada: NoRecentDocsMenu. Como valor, digite a mesma seqüência numérica: 0100 00 00. Feche o Editor do Registro e reinicie o Windows.

BACKUP DAS ROTINAS

É possível fazer um backup das rotinas para tratamento de mensagens eletrônicas criadas com o Assistente da Caixa de Entrada. Para isso, clique em Iniciar | Executar. Digite regedit e pressione Enter para abrir o Editor de Registros Cuidado!. Selecione a pasta HKEY_CURRENT_USER | Software | Microsoft | Outlook Express | Mail | Inbox Rules. Clique em Registro | Exportar Arquivo de registro. Escolha a pasta em que o backup vai ser gravado , digite um nome para o arquivo e certifique-se de que foi escolhida a opção Ramificação Selecionada. Clique em OK, para restaurar o backup, dê um duplo-clique no arquivo .reg gerado.

BACKUP DAS CONTAS DE E-MAIL

O procedimento descrito na dica anterior serve para criar um backup dos dados das contas de e-mail registradas no Outlook Express. Para isso, clique em Iniciar | Executar. Digite regedit e pressione Enter para abrir o Editor de Registros Cuidado!. Selecione a pasta HKEY_CURRENT_USER | Software | Microsoft | Internet Account Manager | Accounts. Clique em Registro | Exportar Arquivo de Registro. Especifique o nome do arquivo de backup e a pasta onde deverá ser gravado, e clique em OK.

MUDE O TITULO DO INTERNET EXPLORER

É possível substituir a expressão Microsoft Internet Explorer, que aparece na barra de título do Browser. para isso, siga estes passos:

Clique em Executar no Menu iniciar. Digite regedit e pressione Enter para abrir o editor de registros.

Faça um backup do Registro Clicando em Registro | Exportar Arquivo de Registro. Escolha um nome para o arquivo, selecione a pasta onde deseja guardá-lo e clique em Salvar.

Se houver algum problema depois, o registro pode ser restaurado com um duplo clique neste arquivo.

Selecione a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE | Software | Microsoft | Internet Explorer | Main

No menu, clique em Editar | Novo | Valor da Seqüência. Digite Windows Title no lugar correspondente ao nome do novo item.

Dê um duplo clique nesse item e digite o título desejado no campo Dados do valor. Feche o Editor de Registro e reinicie o Internet Explorer.

CUSTIMIZANDO OS QUICK LINKS

A Microsoft incluiu no Internet Explorer uma barra de ferramentas com cinco botões que podem levar o usuário diretamente a páginas especialmente interessantes, os Quick Links, mas escondeu-a cuidadosamente das vistas do público em geral. Para exibi-la, clique na palavra "Links" que aparece sob o logo do Explorer no canto superior direito da tela. Isto, no entanto, além de mostrar os botões, faz desaparecer a caixa de diálogo "Address", na mesma barra. Que pode reaparecer com um clique sobre a palavra "Address", na extremidade esquerda da barra. Ou, o que parece mais sensato, arrastando para a direita a moldura dupla que aparece ao lado de "Address", o que mostra simultaneamente os botões e a caixa de diálogo. É claro que os botões contêm vínculos que correspondem ao ponto de vista da Microsoft sobre o que são "páginas especialmente interessantes", mas você não precisa ficar preso a elas. Para mudar, primeiro acesse uma página que corresponda à sua concepção do que seja interessante.

Depois, acesse a opção "Options" do menu "View", clique na aba "Navigation" e na seta para baixo que aparece à direita da caixa de diálogo "Page", selecione da lista que então aparece o Quick Link cujo endereço deseja alterar, entre com um nome curto e sugestivo na caixa "Name", clique no botão "Use current" (ou entre com a URL da página desejada na caixa "Address", mesmo não estando conectado a ela) e feche a janela clicando no botão "OK".

Repetindo o procedimento para os cinco botões você pode customizar inteiramente a barra de ferramentas. E pode até mesmo chamar aplicativos diretamente de dentro do Internet Explorer (embora eu não creia que isto seja uma boa idéia)entrando com a especificação completa de um arquivo executável(drive, via de diretório, nome e extensão) na caixa "Address" após selecionar um Quick Link na caixa "Page". E se não gostar das alterações, você sempre pode desistir delas selecionando o Quick Link na caixa "Page" e clicando nos botões "Use default" e "OK", nesta ordem.

MIS IE 4.0

Após a instalação do Microsoft Internet Explorer (IE) 4.0 (em português. ou inglês),quem optar por ter a área de trabalho como página Web, terá na Barra de Tarefas alguns ícones, como Exibir Canais, Iniciar IE, Iniciar Outlook Express e Mostrar Área de Trabalho. Para personalizar esta parte da Barra, execute o Windows Explorer e abra a pasta Windows\Application Data\Microsoft\InternetExplorer\Quick Launch. Tudo que estiver nesta pasta irá aparecer a área especial da Barra de Tarefas. (Caso isto não funcione da primeira vez, procure pela pastaWindows\Profiles\Nome_do_Usuário\

ApplicationData\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch.)

O PAGINADOR CORPORATIVO

Como usar o novo kit administrativo da Microsoft para criar um Internet Explorer personalizado para os usuários de rede. Todo mundo sabe que cada vez mais companhias estão estabelecendo sua presença na Internet. O que não é tão divulgado é que elas estão se tornando consumidoras de conteúdo Internet e não apenas fornecedoras. É bastante provável que muitos, se não todos os funcionários de sua empresa estejam utilizando a ajuda de um paginador da Web para realizar seu trabalho.

Se este for o caso, convém fazer a padronização para o Microsoft Internet Explorer ou para o Netscape Navigator. Ambas as companhias oferecem software administrativo para ajudá-lo na personalização e distribuição de seus respectivos paginadores numa organização. Este mês, eu lhe mostrarei como utilizar o Internet Explorer Administration Kit (IEAK), da Microsoft, para realizar este trabalho com os usuários de sua rede. (Para maiores informações sobre o Netscape Administration Kit, leia o quadro "Netscape na Rede".)

Para adquirir o IEAK (a versão atual é a 3.2), ative seu paginador e vá para http://www.microsoft.com/ie/ieak. O IEAK não é gratuito, mas pode ser transferido por uma taxa US$20(nos EUA). A má notícia, no entanto, é que você tem que assinar uma licença para distribuição onde concorda em informar, trimestralmente, quantas cópias do IE foram distribuídas (provavelmente para que a Microsoft possa utilizaras informações para fins de marketing). Também é necessário responder a um questionário breve.

O IEAK é executado em um de seus três modos, o que depende da finalidade de uso que você informou no questionário on-line: provedor de serviços Internet (ISP), provedor de conteúdo Internet (ICP) ou administrador corporativo. Além de distribuir o IE dentro de uma organização, os ISPs e os ICPs também podem utilizar o IEAK para distribuir versões personalizadas junto com seus próprios produtos. Nesta seção, estaremos falando apenas sobre o modo para administradores corporativos.

TUDO A SEU TEMPO Inicialize o programa e ele o presenteará com uma tela. Para começar, clique no botão IEAK Wizard. Depois, você terá que digitar o nome da companhia, junto com o código de personalização de dez dígitos fornecido com a transferência e que determina automaticamente em qual modo o assistente será executado.

Os assistentes estão bastante avançados, portanto, não precisarei guiá-lo passo a passo. Entretanto, quando configurei o IEAK em nosso laboratório de testes, passei por algumas áreas um pouco "obscuras". Após digitar o código de personalização, por exemplo, você precisa selecionar a versão" localizada" do IE que estará utilizando. Se todos em sua companhia estarão utilizando a mesma versão, basta clicar em Next (Avançar). Mas, se outras versões serão utilizadas, é preciso adquirir o IEAK para cada um dos idiomas e utilizá-las para criar instalações separadas do IE.

Na tela a seguir, você determina onde residirá a versão personalizada do IE. A melhor maneira de fazer isto é criar um compartilhamento em um servidor e permitir acesso de leitura a seus usuários. Se você ainda não possui um compartilhamento configurado, poderá criar um agora, no console do Administrador NT, sem reinicializar o assistente. Especifique a localização para os arquivos do paginador e, na área marcada como Windows95/NT 4.0, selecione a caixa Floppy Disk / Downloadable. Isto cria uma versão do IE que os usuários podem transferir sobre a rede.(Também é possível configurar uma versão do IE 2.1 para clientes Windows 3.1.) A versão 3.2 do IEAK cria instalações para o IE 3.02, incluindo as correções de segurança até o momento.

Clique em Next novamente e selecione componentes opcionais, como o Internet Mail and News, o NetMeeting e o Comic Chat. O valor ao lado de cada componente indica a quantidade de espaço que ele adiciona ao arquivo compactado e não o espaço ocupado em disco. Calcule que um componente ocupará pelo menos 50% a mais de espaço ao ser descompactado e instalado em uma estação cliente. Além disto, preste atenção especial à caixa" Allow userus to select components from installation menu". Esta caixa é selecionada por padrão, o que significa que os usuários podem escolher os componentes que desejam instalar.

NAVEGAÇÃO SELETIVA

Um pouco mais adiante, você encontrará uma tela chamada UI Restrictions. Nela, será possível desativar seletivamente vários recursos do paginador. Por exemplo: se estiver utilizando um servidor proxy para o acesso à Internet, clique o botão Configuração de Proxy. Isto irá desativar ao opção nos paginadores e impedirá que eles enganem o servidor proxy. A tela seguinte, Security Settings, permite impedir que os clientes transfiram controles ActiveX, scripts, programas Java e outros tipos de conteúdo potencialmente destrutivos. Quando você chegar ao fim do assistente e clicar o botão Finish, o IEAK criará um arquivo executável e autodescompactável contendo todos os componentes opcionais escolhidos.

DELETE ARQUIVOS SEM PASSAR PELA LIXEIRA

Esta é muito útil porque depois de deletarmos os arquivos continuam ocupando espaço no HD, e se temos certeza de que é lixo mesmo então podemos poupar cliques deletando-os apenas uma vez. Selecione os arquivos que deseja excluir e pressione SHIFT + DELETE, confirme teclando enter ou clicando no botão SIM e pronto! Arquivos excluídos e nada de lixeira cheia.

MENU DOCUMENTO CHEIO

Você pode manter sua pasta Documentos do menu Iniciar sempre limpa. Execute o Bloco de Notas (Iniciar | Acessórios | Bloco de Notas). Digite as seguintes linhas:

@ECHO OFF

IF EXIST C:/WINDOWS/RECENT/*.* DELTREE /Y

C:/WINDOWS/RECENT/*.* > NUL

@ECHO ON

Salve o arquivo, na raiz (pasta C:/), como DELDOCS.BAT. Abra o arquivo AUTOEXEC.BAT e digite a linha:

CALL DELDOCS.BAT

Salve o arquivo e saia do Bloco de Notas. Pronto. Toda vez que seu computador for inicializado, a pasta Documentos estará limpa.

SEUS RECURSOS COMPARTILHADOS INVISÍVEL

Se você, usa o Windows 95 em rede, seus recursos compartilhados (diretórios e impressoras) aparecem a todos que pesquisarem o seu computador pelo Ambiente de Rede.

Você, pode torná-los ocultos, colocando um "$", no final do nome do recurso.

Por exemplo, "C$", ao invés de "C".

O recurso estará disponível, mas não será exibido na janela do Ambiente de Rede. Para acessá-lo, pode-se clicar o botão Iniciar, Executar. Digite o comando "/NomedoComputadorRede/Recurso".

Para adicionar o recurso ao Meu Computador, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Mapear Unidade de Rede, preenchendo os campos em seguida.

INICIE COM WINDOWS 95 OU WINDOWS NT 4.0

Eis como fazer a dupla inicialização do Windows 95 e do Windows NT 4.0 no mesmo PC.

Se você tem um sistema Win95, instale o NT 4.0 em sua própria pasta.

Uma vez instalados os dois sistemas operacionais, o NT 4.0 torna-se o sistema operacional padrão. (o item Microsoft Windows inicializa o Win95 e substitui a opção de menu DOS.)

Veja também como fazer no caso inverso:

Adicionar o Win95a uma máquina que já possui o NT 4.0 instalado.

Durante a inicialização, você tem a opção de escolher entre o NT e o DOS.

Selecione o DOS e instale o Windows95 em sua própria pasta (numa letra de unidade diferente).

Para mudar o SO padrão do NT 4.0 para o Win95, abra o aplicativo System (Sistema) do Control Panel (Painel de Controle) e selecione a guia Startup/Shutdown (Inicializar/Desligar).

A partir do campo Startup (Inicializar), que contém as opões de inicialização, selecione Windows 95.

ADICIONE O WINDOWS 3.1 A MISTURA

Existe uma maneira de fazer uma dupla ou tripla inicialização com o Windows NT 4.0, o 95 e o 3.1.

Se você estiver utilizando uma máquina apenas com o NT, selecione a opção DOS no menu de inicialização, instale primeiro o Win 3.1 e, depois, o Win95 (cada um em sua própria pasta).

Se o Win95 e o NT 4.0 já estiverem instalados em seu sistema, você pode adicionar o Win 3.1 à mistura.

Não é possível, porém, criar uma opção para inicializar diretamente para o Win 3.1 ou para o DOS. Em vez disto, inicialize o NT 4.0 e selecione a opção de inicialização do Microsoft Windows, que carrega o Win95.

Ao visualizar a mensagem Inicializando o Windows 95, pressione F8. Isto exibe o menu de inicialização do Win95. Selecione o último item do menu, "Inicializar a versão anterior do MS-DOS" ("Boot the previous version of MS-DOS").

Agora, você pode instalar e, depois, executar o Win 3.1.

ACELERE AS CONEXÕES DISCADAS

Para acessar a Internet em um notebook, o Acesso à Rede dial-uP é uma boa opção - a menos que você tenha que fazer a conexão rapidamente. Para acelerar seu tempo de conexão, abra o aplicativo do Acesso à Rede dial-uP, dê um clique com o botão direito na conexão adequada e selecione Propriedades. Clique o botão Tipo do Servidor e, sob "Protocolos de rede permitidos", desmarque NetBEUI e IPX/SPX. Em seguida, na caixa Opções Avançadas, desmarque "Efetuar logon na rede" e clique OK duas vezes. Abra o aplicativo Rede do Painel de Controle, selecione Adaptador dial-uP, dê um clique com o botão direito, selecione Propriedades e a guia Ligações. Selecione TCP/IP como o protocolo exclusivo, clique OK duas vezes e reinicialize.

FAÇA ROTEIROS E FIQUE TRANQUILO

O Acesso à Rede dial-up do Win95 facilita o acesso à Internet do usuário em trânsito, mas tem uma "pegadinha":

Todas as vezes que você estabelece a conexão, é preciso digitar seu nome de usuário, senha e script para abertura de sessão (logon). Eis uma solução: O CD-ROM do Windows 95 inclui um utilitário de elaboração de roteiros, chamado Dscript, que cria um roteiro de abertura de sessão que será executado automaticamente quando você estabelecer a conexão. Instale o Dscript a partir da pasta /Admin/Apptools. (Se você não tiver o CD do Win95, pode transferir uma versão atualizada do Dscript em www.microsoft.com/Windows/Software/admintools.htm) Depois de instalar o Dscript, selecione Ferramenta de Script Dial-up na pasta Arquivos de Programas/Acessórios, destaque a conexão apropriada e nomeie o roteiro (por exemplo, DIAL.SCP). Em seguida, clique o botão Editar, que instrui o utilitário para perguntar-lhe se deve criar o arquivo. Selecione Sim para abrir um arquivo de texto no Bloco de Notas. Os roteiristas inAVANÇADOs podem clicar o botão Localizar para verificar um roteiro de exemplo ou o botão Ajuda, para executar um tutorial detalhado. Quando estiver pronto, selecione Salvar | Aplicar para ligar o roteiro à conexão apropriada. Para depurar o roteiro, selecione a caixa de seleção "Passe pelo script". O roteiro será executado automaticamente quando a conexão for estabelecida através do Acesso à Rede Dial-up.

USANDO CDROM DE OUTRO MICRO

Se você trabalha em rede com outros computadores mas o seu não tem CD-ROM, poderá acessar o cd de um outro micro da rede. No computador que tem cd vá no Explorer e localize o drive de CD-ROM, clique nele com o botão contrário do mouse e escolha a opção Compartilhamento e em seguida a opção Completo. Voltando ao seu PC vá ao Explorer localize o ícone de Rede e dê dois cliques, escolha o computador que quiser usar (todos que estiverem em rede estarão listados ali), e localize então a letra do drive de CD da "vitima". Com o botão contrário do mouse acione a opção Mapear Unidades de Rede. O Windows irá associar então uma letra para o seu novo drive. Se quiser manter a conecção para ser usada outras vezes acione a opção Reconectar ao Iniciar, clique em OK e pode explorar o cd de seu colega...

DESABILITE O SHUNT DOWN

Para evitar que usuários não autorizados desliguem uma estação NT, desabilite o botão Shut Down da caixa de diálogo Logon Information. Primeiro, faça uma cópia de segurança do Registry , então abra o Editor de Registros e a chave HKEY_LOCAL_MACHINE. Escolha Editar | Localizar, selecione somente Valores na lista Procurar em e digite ShutdownW em Find What. Quando o valor ShutdownWithoutLogon estiver selecione, pressione Enter e altere o Value para 0 (zero). Pressione Enter novamente. Para testar os resultados, pressione Ctrl+Alt+Del e clique Logoff | OK. Finalmente, pressione Ctrl+Alt+Del para exibir a caixa Logon Information, seu botão Shut Down deverá estar desabilitado.

COMO EXCLUIR "EFETUAR LOGOFF DE..." DO MENU INICIAR

A dica a seguir foi publicada na revista Windows Computing de agosto/98:"Será que você realmente precisa de um comando Efetuar Logoff de no menu Iniciar? Se você estiver conectado a uma rede, a resposta é SIM - efetuar o Logoff do Windows, ao terminar de usar o PC, auxilia na manutenção da segurança da rede. E numa máquina doméstica, onde essas caixas de diálogo de logon é um mero item adicional a ser exibido? Então veja como é fácil ficar livre desse recurso. Execute o Editor de Registro e abra as pastas na seguinte seqüência: MeuComputador\HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Escolha Editar |Novo|Valor Binário. Nomeie a nova entrada como NoLogOff. Pressione Enter e defina o seguinte valor:01 00 00 00. Clique OK, feche o Editor de Registro e reinicie a máquina para efetivar a alteração.

EXTRAINDO ARQUIVOS .CAB NO MSDOS

Se você precisa extrair um certo arquivo dos arquivos .CAB do Windows 95 e não sabe qual .CAB esse arquivo se encontra, faça o que segue: No prompt do DOS digite: for %p in x:/win95/*.CAB do extract %p nomearquivo Onde x:/win95 é o drive e o caminho onde os arquivos .CAB estão localizados e, nomearquivo é o nome do arquivo que você irá extrair. O arquivo será salvo no diretório corrente Se você quiser salvar esse comando como um arquivo batch, troque %p pôr %%p

MULTIPLAS TAREFAS DO MSDOS

Para rodar um programa em background a partir do DOS, crie um arquivo batch com a seguinte linha: start /m command /c %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9 Coloque este arquivo no PATH de modo que ele possa ser chamado de qualquer lugar. Agora você pode rodar qualquer comando em background. por exemplo, bg pkunzip data.zip c:/datadir -d ira descomprimir o arquivo data.zip enquanto você pode usar o seu computador.

COMMAND.PIF

Se você definir as propriedades para um prompt de comando do MS-DOS de maneira errada e não puder abrir uma janela MS-DOS, vá para o diretório PIF e edite o arquivo Command.pif; ou encontre Command.com e edite alias propriedades.




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